HISTÓRIA

Fundada em 1868 na cidade de Feira de Santana, a Sociedade Filarmônica 25 de Março é das mais antiga em atividade no estado da Bahia. Sob os auspícios de Nossa Senhora da Anunciação, ao longo dos 155 anos participou ativamente da vida sociocultural da urbe feirense destacando-se participações nos cortejos de procissão, passeios de trem, funerais,  e retretas na Festa de Sant’Anna, padroeira de Feira de Santana, passeios de trem para cidades vizinhas, participação no carnaval de Salvador, cerimônias fúnebres, bailes de micareta, nos primórdios dos festejos, e solenidades cívicas.

20171110_105839_edited.jpg

No ano de 1968, ano que marcou o centenário da instituição, realisou excursão para a então capital do estado brasileiro, a cidade do Rio de Janeiro, com visitas a famosa banda Corpo de Bombeiros, regida pelo maestro Othônio Benvenuto da Silva, ao então presidente General Arthur da Costa e Silva no palácio das Laranjeiras, apresentação nas escadarias do Theatro Municipal e na Radio Nacional.

Outro momento singular na história da instituição foi a participação no I campeonato Nacional de Bandas promovido pelas instituições M.E.C. – FUNARTE – I.N.M – Rede Globo. Na ocasião a “25 de Março” sagrou-se 3º colocada e participou do disco oficial do campeonato com duas gravações: o dobrado Allah de Estevam Moura e a marcha Eliana Meireles de Tertuliano Santos. Apesar de todos os feitos e importância para a comunidade local, a Sociedade Filarmônica 25 de Março a partir dos anos 70 sofre o inicio do período de decadência.

A modernidade, o crescente processo de urbanização e industrialização, a mudança da relação campo/cidade, foram alguns dos fatores preponderantes na diminuição da importância e consequente desativação em anos posteriores. Essa situação foi agravada por pendências jurídicas, degradação da sede, bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia - IPAC, corpo musical com baixo número de músicos, sete integrantes e com idade avançada, que fizeram a “25 de Março” ficar em inatividade por mais de uma década.

Após a resolução das pendências administrativas, no ano de 2014 é fundada a Escola de Música Maestro Estevam Moura com o intuito de formar novos membros para atuarem no Corpo Musical da Filarmônica. Em 2015 a banda de música retorna a atividade. Além de manter uma função de referencial para os novos integrantes é o espaço onde são interpretadas as partituras do acervo da instituição. Esse acervo é composto por cerca de 600 obras, em sua maioria de compositores locais, como: Estevam Moura, Tertuliano Santos, Amando Nobre, João Manoel Dantas, João Camelier, dentre outros, que participaram como mestres de banda na agremiação musical.

Atualmente a Sociedade Filarmônica 25 de Março atua com 24 músicos em apresentações públicas pela cidade. Os locais são os mais variados desde procissões em bairros e distritos, a concertos em escolas, coretos e solenidades cívicas.

Essas apresentações contribuem com a reaproximação da instituição com comunidade e o fortalecimento da identidade cultural local.