A origem

Dia 25 de março, às 19h, acontece a Retreta - Aniversário de 155 da Sociedade Filarmônica 25 de Março.

Você conhece a história dessa data?

⛪️ Na data de 25 de março é celebrada na igreja católica a festa da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria, nove meses antes do Natal, nascimento de Cristo. Com o sim de Maria nasceu o título de Nossa Senhora da Anunciação.

🤔 Desde o retorno da entidade há o questionamento em torno do nome da filarmônica ser 25 de Março. Porém, através dos símbolos e documentos existentes na entidade estabeleceu-se o seguinte conceito.

📖 A Sociedade Filarmônica 25 de Março, fundada no dia da anunciação, traz em seu estatuto social, no Art. 1º os seguintes dizeres: “e que foi instituída nesta cidade de Feira de Santana, onde tem sede e foro, em 25 de Março de 1868, sob os auspícios de Nossa Senhora da Anunciação”. Fato que é reforçado pela existência da pintura em tela (card) em referência a anunciação no acervo da entidade.

🖼 Essa arte é datada, provavelmente, desde a fundação da sociedade em 1868. Através de pesquisas em edições do início do sec. XX no jornal Folha do Norte, descobriu-se referências sobre esse quadro, bem como de Nossa Senhora da Anunciação como a padroeira dessa agremiação musical.

🗞 [...] A’s 10 horas, na Matriz, será celebrada missa sollemne, em ação de graças a N. S. da Annunciação, padroeira da 25, tocando as duas philarmonicas. (Jornal Folha do Norte 25 de Março de 1911)

[...] No salão nobre do edificio, destacava-se o elemento feminino, representado por numerosas exmas. familias, de nossa melhor sociedade, dando aquelle recinto, que tem um que de augusto, com o quadro da Annunciação e as effiges de seus benemeritos se destacando, entre flores, das paredes elegantes, um aspecto encantador. (Jornal Folha do Norte 2 de abril de 1911)

Está em Feira de Santana e região?

Então prestigie o Aniversário da Sociedade Filarmônica 25 de Março