top of page

Filarmônica 25 de Março realiza novo projeto em escolas públicas de Feira de Santana

Conectar a arte ao ambiente escolar é a nova proposta da Sociedade Filarmônica 25 de Março através do “Projeto Educação, Cultura e Tradição”.

Entre os meses de abril e julho deste ano o projeto “Educação, Cultura e Tradição” realizará apresentações didáticas da banda de música da Sociedade Filarmônica 25 de Março em quatro escolas da rede publica de Feira de Santana.

Essas ações oferecerão a comunidade escolar explicações de temas relacionados a interpretação de uma obra musical por uma banda de música, apresentação e demonstração dos sons dos instrumentos musicais que compõe esse conjunto e o histórico e atuação da entidade cultural na cidade de Feira de Santana. Para além, a contextualização histórica e cultural das obras, gêneros musicais e seus compositores.

Para Antonio Neves, maestro da Sociedade Filarmônica 25 de Março e produtor executivo do projeto “é uma oportunidade para crianças e adolescentes conhecerem mais sobre a filarmônica, a sua tradição e o seu funcionamento. Iremos com o nosso fardamento principal e a banda completa afim de demonstrar os detalhes de preparação das músicas do nosso repertório e contribuir com a educação musical do público presente”.

Outros Projetos – Em 2019 a filarmônica desenvolveu o projeto Coreto Cultural que levou a duas escolas da rede pública, Colégio Estadual Coriolano Carvalho e Centro de Ensino e Cultura Dr. Eduardo Fróes da Motta, apresentações da banda de música da Sociedade Filarmônica 25 de Março.

Filarmônica – Fundada em 1868, a Filarmônica 25 de Março completou 155 anos no dia 25 de março deste ano. Ao longo de sua trajetória, teve uma participação intensa no cenário cultural de Feira de Santana, com inúmeras apresentações em coretos, inaugurações, procissões, bailes e outros eventos sociais, cívicos e religiosos da cidade. Entre seus maestros, destacam-se Estevam Moura, Tertuliano Santos e Amando Nobre, que contribuíram para a construção de um acervo de cerca de 600 partituras, grande parte delas de compositores feirenses. A partir do final dos anos 1990, a 25 de Março passou por um período de duas décadas de inatividade. Mas em 2014, com a criação da Escola de Música Maestro Estevam Moura, a filarmônica voltou a se erguer, atraindo crianças e adolescentes, que prometem ser o futuro desse importante patrimônio cultural de Feira de Santana.

O projeto Educação, Cultura e Tradição, tem o apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer via Pro-Cultura/Esporte e da Unimed.