O palco

Dia 25 de março, às 19h, acontece a Retreta – Aniversário de 155 da Sociedade Filarmônica 25 de Março.

🤔 Você conhece o Coreto da Praça da Matriz?

📚 Os coretos são estruturas erguidas em praças publicas para abrigar bandas musicais em concertos. Em Feira de Santana quatro foram construídos para essa finalidade. Os coretos das praças Bernardino Bahia (1915), Fróes da Motta (1917), Lacerda (?), em Bonfim de Feira, e o da Matriz, Praça Monsenhor Renato Galvão.

⛪O Coreto da Matriz foi construído em 1916 pela comissão da Festa de Santana, assim composta: coronel Bernardino da Silva Bahia e sua esposa Luiza Bahia, coronel Epifânio de Souza e a esposa Maria Eugenia Sousa e o coronel Agostinho Froes da Mota e sua esposa Guilhermina da Mota. A comissão organizava e financiava a festa com algumas colaborações da sociedade feirense. Quando da inauguração do coreto a praça ficou toda ornamentada com bandeirolas de papel crepom.

🏗️ O coreto possui forma octogonal, construção elevada do chão e acesso feito por uma escada em forma de trompa. Ainda, uma cobertura por cúpula metálica, com pequeno beiral, apoiada em oito delegadas colunas e encimada por lanternim.

🎶 Esse palco viveu grandes retretas apresentadas pelas filarmônicas: 25 de Março, Vitória e Euterpe, nas festas da padroeira da cidade Senhora Santana, e algumas das apresentações patrocinadas pelo governo municipal através de Decreto. Ao som dos vasto repertório das filarmônicas locais a comunidade se deliciava com a beleza harmoniosa dos dobrados e marchinhas. Quermesses eram realizadas na praça em benefício das festas de Santana.

Está em Feira de Santana e região?

Então prestigie o Aniversário da Sociedade Filarmônica 25 de Março